PRONTIDÃO
CORDA CRUA: Esta corda o aluno adquire assim que entrar na academia. Tem o objetivo de suprimir, qualquer discriminação que possa vir a existir, com quem não tem corda. Visando também que o aluno novo, não se sinta diferenciado dos demais, atenuando sua ansiedade para adquirir a primeira corda. Contribui esteticamente para a apresentação do grupo, se todos usarem uma corda. E tem, o significado de que o aluno está iniciando uma caminhada de aprendizagem da capoeira, portanto, ainda cru. O uso dessa corda, valoriza esse período inicial, em que o aluno poderá levar um ano para a realização do primeiro batizado. Musicalidade Palmas
CORDA AZUL CLARA: Esta corda representa a travessia do negro do continente africano para o nosso país, pelo mar. O aluno deve conhecer quais os principais locais onde os negros eram embarcados nos navios e quais eram as principais nações capturadas. Representa o início da travessia para o nosso país.Embarcados na África, nos porões dos navios, muitos deles morriam, devido a má alimentação e pelas doenças. Esses navios eram denominados de “navios negreiros” ou “tumbeiros”, devido ao grande número de escravos que morriam durante as viagens.As doenças mais conhecidas eram o sarampo, a varíola e o banzo; o banzo era a doença mais estranha de todas, o escravo ficava triste por sentir saudades de sua terra, recusava-se a comer e morria de fraqueza(Posteriormente faremos considerações a respeito desta versão oficial, contada nos livros de história, no nosso modesto conhecimento, consideramos no mínimo questionável, elencaremos nossa versão, lembrando que é a nossa maneira de pensar sobre este tema).
MOVIMENTOS BÁSICOS:
01. Ginga
02. Cocorinha
03. Aú
04. Rasteira em pé
05. Negativa
06. Ponteira
07. Meia-Lua de frente
08. Benção
09. Chapa de lado
TOQUES DE BERIMBAU:
ANGOLA
CANTOS:
CORRIDOS
OBSERVAÇÃO: DEVERÁ TOCAR PANDEIRO
CORDA AZUL CLARA/AZUL MARINHO: Esta corda tem a intenção de representar o sofrimento dos negros nos navios negreiros; sendo o tráfico de escravos proibido, muitas embarcações, passando por dificuldades em alto mar, jogavam sua mercadoria no fundo do oceano, pois assim poderiam racionar melhor os alimentos e a água. Recordamos assim aqueles que sem poder se defender, morreram tratados como excesso de carga.
MOVIMENTOS BÁSICOS:
10. Primeira Sequência de Bimba
11. Aú e Role
12. Role
13. Armada
14. Martelo
15. Queixada
16. Meia-lua de compasso
17. Rasteira
18. Trava de mão
19. Esquivas (Frente, lado e costas)
TOQUES DE BERIMBAU:
ANGOLA
SÃO BENTO GRANDE DE ANGOLA
DEVERÁ TOCAR PANDEIRO E ATABAQUE
CANTOS:
QUADRAS
CORRIDOS
CORDA AZUL-MARINHO: Esta corda é um seguimento da anterior, relembrando além do sofrimento , as tempestades enfrentadas pelas embarcações. Muitas afundando ou perdendo-se durante meses em alto mar. Alguns desses navios nunca chegaram ao seu destino, dando continuidade ao processo de escravização, pois os proprietários destas embarcações sentindo-se lesados financeiramente, aventuravam-se novamente numa tentativa interminável por lucro fácil .
MOVIMENTOS BÁSICOS:
20. Segunda Sequência de Bimba
21. Aú Chibata
22. Queda de Quatro
23. Queda de Rim
24. Esporão
25. Parafuso
26. Martelo Voador
27. Desequilibrante
28. Aú Fechado
29. Rabo de Arraia
30. Chapa de Chão
TOQUES DE BERIMBAU:
ANGOLA
SÃO BENTO GRANDE DE ANGOLA
SÃO BENTO GRANDE DA REGIONAL
CANTOS:
LADAINHAS
QUADRAS
CORRIDOS
CORDA AZUL-MARINHO/CINZA : Esta corda representa a chegada do negro no nosso continente, seu primeiro contato com a terra desconhecida, em suma o desembarque. Muitas famílias se desestruturavam, vitimadas pelas doenças ocorridas durante a viagem ou pela separação que os traficantes efetuavam. Os portos do Brasil, que mais negros receberam foram os de Salvador, Recife e Rio de Janeiro. Muda a forma de sofrimento, que antes era com relação ao período da viagem, basicamente o transporte, agora iniciando uma nova fase de vida com a chegada na condição de escravo, com todas as sua mazelas.
MOVIMENTOS BÁSICOS:
31. Terceira Sequência de Bimba
32. Tesoura de Frente
33. Tesoura de Costas
34. Resistência (semelhante a queda de quatro, levando uma das mãos para trás e a outra no chão, pág. 38, figura 10 e 11, do livro Capoeira Sem Mestre – Lamartine P. da Costa)
35. Vingativa
36. Meia-lua de Compasso rasteira (na altura do tornozelo)
37. Galopante
39. Asfixiante (soco)
40. Pião de Mão
41. Aú de Cabeça
TOQUES DE BERIMBAU :
ANGOLA
SÃO BENTO GRANDE DE ANGOLA
SÃO BENTO GRANDE DA REGIONAL
BANGUELA
CANTOS:
LADAINHAS
QUADRAS
CORRIDOS
MACULELÊ
EVOLUÇÂO
CORDA CINZA: Esta corda representa a terra e o trabalho que o negro efetuou. Sendo que foi utilizado principalmente como mão-de-obra nas plantações de cana-de-açúcar e nos cafezais. Sua vida servil dentro das casas dos senhores , sua vida na senzala, etc. É momento de estabilidade na nova vida, com neutralidade e solidez, para sobreviver. O cinza reporta a isolamento, solidão, com sentimento de tristeza e monotonia.
MOVIMENTOS BÁSICOS:
42. Quarta Sequência de Bimba
43. Chapa Giratória
44. Sapinho
45. Paulistinha
46. Rasteira de mão
47. Aú Dobrado
48. Aú Camaleão (Aú, cai na queda de rim)
49. Reversão (mola)
50. Ponte
51. Banda de Costa
52. Cabeçada
53. Boca de Calça
TOQUES DE BERIMBAU:
SÃO BENTO GRANDE DE ANGOLA
SÃO BENTO GRANDE DA REGIONAL
ANGOLA
BANGUELA
BENGUELA
CANTOS:
LADAINHAS
QUADRAS
CORRIDOS
MACULELÊ
PUXADA DE REDE
CORDA CINZA/VERDE:Esta corda representa as consequências que o trabalho escravo trazia para os negros, o início das torturas, a migração e como se dava. Primeiros movimentos com a intenção de não se sujeitar a vida escrava. O verde traz, um espírito revolucionário, reconforta e estimula a superação dos momentos de tristeza. Os graduados desta corda, devem aprofundar seus conhecimentos com relação aos primeiros levantes, como aconteceram, onde aconteceram, quem os liderou, etc.
MOVIMENTOS BÁSICOS:
54. Quinta Sequência de Bimba
55. Aú e Esquiva lateral
56. Bananeira
57. Tesoura de mão
58. Arrastão
59. Espelho
60. Corta Capim
61. Encruzilhada (fig, 20, Capoeira Sem Mestre – Lamartine P. da Costa)
62. S dobrado
63. Joelhada
64. Desprezo
65. Telefone
TOQUES DE BERIMBAU:
SÃO BENTO GRANDE DE ANGOLA
SÃO BENTO GRANDE DA REGIONAL
BANGUELA
BENGUELA
ANGOLA
IÚNA
CANTOS:
LADAINHAS
QUADRAS
CORRIDOS
MACULELÊ
SAMBA DE RODA
PUXADA DE REDE
CORDA VERDE: Esta corda representa o início dos movimentos que almejam o fim da escravidão. É a esperança chegando ao coração do negro. São as primeiras fugas, as insurreições, o início dos movimentos abolicionistas, o surgimento dos quilombos que eram independentes e livres. Verde é o sinal indicativo de se seguir em frente, significa esperança, liberdade. Deve o aluno nesta fase aumentar o seu conhecimento com relação as primeiras leis que surgiram, com o propósito de libertação dos escravos.
MOVIMENTOS BÁSICOS:
66. Sexta Sequência de Bimba
67. Cutilada
68. Banda Trançada (Banda por dentro)
69. Escala
70. Chibata
71. Escorão
72. Cruz
73. Chapéu de Couro
74. Macaco
75. Arpão
76. Coice
77. Santa Luzia (dedos nos olhos)
TOQUES DE BERIMBAU:
SÃO BENTO GRANDE DE ANGOLA
ANGOLA
SÃO BENTO GRANDE DA REGIONAL
IUNA
CAVALARIA
BENGUELA
BANGUELA
CANTOS:
LADAINHAS
QUADRAS
CORRIDOS
MACULELÊ
SAMBA DE RODA
PUXADA DE REDE
CORDA VERDE/ROXA: Esta corda representa o início dos movimentos que almejam a fim da escravidão. É a esperança chegando ao coração do negro. São as primeiras fugas, as insurreições, o início dos movimentos abolicionistas, o surgimento dos quilombos que eram independentes e livres, sendo o mais conhecido o de Palmares. A cor roxa traz um contato com a espiritualidade, com o mundo místico.
MOVIMENTOS BÁSICOS:
78. Sétima Sequência de Bimba
79. Chamadas
80. Escorpião
81. Rabo de Arraia de Angola
82. Flip Flap (Flic)
83. Vôo do morcego
84.Tombo da Ladeira (fig. 19, Capoeira Sem Mestre Lamartine P. da Costa)
85. Arqueado
86. Palmeada
87. Aú sem Mão
88. Mortal
89. Cintura Desprezada
90. Esquiva Alta
TOQUES DE BERIMBAU:
SÃO BENTO GRANDE DE ANGOLA
ANGOLA
SÃO BENTO GRANDE DA REGIONAL
IÚNA
CAVALARIA
SANTA MARIA
BENGUELA
BANGUELA
CANTOS:
LADAINHAS
QUADRAS
CORRIDOS
MACULÊLE
SAMBA DE RODA
PUXADA DE REDE
INTEGRAÇÃO
CORDA ROXA(Instrutor 1ª fase): A cor roxa traz o sentimento místico com mais força, ao mesmo tempo em que nos mantemos com os pés no chão, também expandimos nossa imaginação, nossos sonhos. É um momento de transformação, saída da condição de escravo ao exercício de uma cidadania fictícia. Primeiros momentos de liberdade, o roxo está associado aos direitos e ao poder.
MOVIMENTOS BÁSICOS:
91. Demonstrar as oito Sequências de Bimba
92. Apresentar a banca examinadora uma sequência de movimentos para o jogo de capoeira com o toque de São Bento Grande Regional.
93. Apresentar uma sequência de movimentos no toque de Benguela.
94. Apresentar uma sequência de movimentos no toque de São Bento Grande de Angola
95. Apresentar uma sequência de movimentos no toque de Angola
TOQUES DE BERIMBAU:
SÃO BENTO GRANDE DE ANGOLA
ANGOLA
SÃO BENTO GRANDE DA REGIONAL
IÚNA
CAVALARIA
SANTA MARIA
BANGUELA
BENGUELA
IDALINA
CANTOS:
LADAINHAS
QUADRAS
CORRIDOS
MACULÊLE
SAMBA DE RODA
PUXADA DE REDE
CORDA ROXA/MARROM( Instrutor 2ª. Fase): Esta corda representa a verdadeira história não contada em livros , mas sim vivida pelos negros que conquistaram sua liberdade com muita luta e sacrifício, a lei colocada no papel foi uma mera formalidade daquilo que já não tinham como protelar. A chegada do marrom, traz o contato com a terra, as primeiras raízes se solidificando, através de comunidades livres se concretizando em vários locais. A esperança de um mundo melhor se fortalecendo.
MOVIMENTOS BÁSICOS:
96. Apresentar a banca examinadora uma sequência de movimentos no jogo de Iúna.
97. Apresentar uma sequência no toque de Samango
98. Apresentar uma sequência no toque de Jogo de Dentro
99. Apresentação de toques de berimbau
100. Demonstração de toques de atabaque
TOQUES DE BERIMBAU:
SÃO BENTO GRANDE DE ANGOLA
ANGOLA
SÃO BENTO GRANDE DA REGIONAL
IÚNA
CAVALARIA
SANTA MARIA
BENGUELA
BANGUELA
IDALINA
AMAZONAS
SÃO BENTO PEQUENO
CANTOS:
LADAINHAS
QUADRAS
CORRIDOS
MACULÊLE
SAMBA DE RODA
PUXADA DE REDE
Nas graduações seguintes, o capoeirista é avaliado de acordo com a qualidade do trabalho que desenvolve, seu comprometimento com as atividades do grupo, seu engajamento com a nossa filosofia de trabalho.
CORDA MARROM ( PROFESSOR 1ª FASE ): Esta corda foi criada em homenagem á todos escravos que morreram lutando em busca da sua libertação, famílias separadas, crianças afastadas de seus pais, pessoas retiradas de suas terras e acorrentadas, vendidas como animais e quanto não mais “ aproveitadas “ eram descartadas como lixo. É um protesto em forma de luto. Segundo a nossa cultura o marrom, representa a seriedade, maturidade, estabilidade e responsabilidade, características, que com certeza devem estar presentes na personalidade de nossos formados.
CORDA MARROM/VERMELHA ( PROFESSOR 2ª FASE ): É a corda que representa a fase posterior à escravidão, o negro está livre, mas continua sendo vítima de discriminação e exploração. Necessita de um jogo de cintura maior, para driblar a discriminação. Tem que ter a capacidade de avaliar o universo em que se encontra, maturidade, e consciência do caminho percorrido e do caminho a ser alcançado, principalmente com a capoeira. A cor vermelha esta vinculada a paixão, então esta associação com a capoeira, pois, quem chegou até esta etapa, se encontra muito comprometido, e este deve ter a sua forma de contribuição e divulgação da capoeira muito clara.
CORDA VERMELHA: ( MESTRANDO ) : Ao chegar a esta corda, tem-se a certeza que o capoeirista teve méritos para tal. Vermelho é a cor do sangue, e, por certo a capoeira corre no sangue destes capoeiristas .Esta corda representa a luta dos mártires, o sangue derramado, nas insurreições, nas torturas, na destruição dos quilombos, e o sangue que continua sendo derramado devido a discriminação e a violência ainda hoje sofrida.Este capoeirista ao longo do tempo, teve que demonstrar , honestidade, disciplina, equilíbrio muita força de vontade, elevando cada vez mais o pendão da capoeira.Psicologicamente falando, essa cor primária está ligada ao dinamismo, ou seja, a vontade de se movimentar e agir.
CORDA VERMALHA/BRANCA- MESTRE : É a corda da consagração, no período em que mais desenvolveu as maltas, a maior rivalidade era entre os Guaiamus e os Nagoas. Os Guaiamus eram conhecidos pela cor vermelha, e os Nagoas eram conhecidos pela cor branca. A união entre essas duas cores em uma corda é um sinal de integração, entre as diferentes idéias da raça negra e dos capoeiristas.Deve o capoeirista ter resultados positivos na sua história. Manter os ideais propostos pelo grupo e buscar a harmonia dentro e fora da capoeira , servindo de exemplo aos que o sucedem.
CORDA BRANCA-MESTRE: É a corda da paz, e do capoeirista que teve sua vida dedicada a nossa arte. Contribuindo para a sua melhoria, com raízes muito fortes no meio capoeirístico, um carvalho de capoeira. Com uma responsabilidade de todos os louros, pela sua sabedoria, integridade, responsabilidade, humildade entre outras virtudes. Aquele que se dedica a arte de ensinar, sabendo caminhar com os discípulos, desvendando os percalços e segredos da caminhada na escola da vida. Sabendo compartilhar todas as experiências, apresentando novos caminhos e também um jeito novo de caminhar, comprometendo-se, cada vez mais, com a construção de uma sociedade mais justa, mais equânime, fraterna e democrática.