Fundamentos do Grupo de Capoeira Liberdade
Nosso trabalho social nas comunidades carentes representam uma oportunidade única de transformação e inclusão nessas localidades.
A Capoeira vai além de uma simples prática física e se torna uma ferramenta para promover o desenvolvimento pessoal, social e emocional dos alunos, oferecendo uma alternativa positiva para crianças, jovens e adultos, muitas vezes expostos a condições desafiadoras, como violência, privações e falta de oportunidades. Essas aulas proporcionam um ambiente seguro onde eles se expressam, fortalecem a autoconfiança, assimilam valores como respeito e disciplina e desenvolvem habilidades físicas e cognitivas. Além disso, as aulas de Capoeira criam laços de amizade e solidariedade entre os integrantes do Grupo e de outros grupos, fomentando o intercâmbio dos saberes e a troca cultural.
Através da Capoeira, indivíduos de diferentes origens e circunstâncias se unem em torno de uma paixão comum, construindo uma comunidade forte e resiliente.
As aulas de Capoeira ensinam os movimentos e ritmos característicos da Capoeira, mas também transmitem os valores culturais e históricos associados a cultura afro-brasileira. Ao aprender sobre a Capoeira e suas raízes, os alunos desenvolvem senso de identidade e pertencimento, exercendo um impacto significativo na vida dos praticantes, capacitando-os a enfrentar e superar desafios, cultivar relações positivas e alcançar seu máximo potencial humano.
Conteúdo de Ensino
O conteúdo de Ensino de Capoeira pode variar dependendo do nível de habilidades conquistadas pelos alunos, das metas e das abordagens pedagógicas dos Mestres.
As aulas iniciam com preparação física, incluindo aquecimento, alongamento e fortalecimento muscular.
- Movimentos Básicos: Durante aos treinos, são transmitidos os movimentos básicos da Capoeira, que evoluem em diversas sequências complexas adaptadas ao progresso dos alunos;
- Técnicas de Ataque e Defesa: Prática de diversas técnicas de ataque e defesa, tanto individuais quanto em duplas, incluindo sequências de golpes e contra-ataques;
- Sequências de Movimentos: Movimentos que fluem de forma contínua, combinando ataques, defesas e transições entre diferentes movimentos;
- Jogo de Capoeira: Fundamento do jogo de Capoeira na Roda, onde os alunos têm a oportunidade de aplicar os movimentos aprendidos;
- Instrumentação e Musicalidade: Os alunos aprendem a tocar instrumentos tradicionais da Capoeira, como o berimbau, atabaque, pandeiro e agogô, além de conhecer os principais Toques, ritmos e cantigas de Capoeira, Samba de Roda e Maculelê.
- Expressão Corporal: Os capoeiristas desenvolvem expressão corporal através da prática regular da Capoeira e das manifestações artísticas da Cultura Afro-Brasileira, como o Samba de Roda, Maculelê e Puxada de Rede, inseridos nas tradições da capoeiragem;
- História e Cultura | transmissão do legado: As aulas incluem momentos de aprendizado sobre a história, cultura e tradições da Capoeira, a sua origem afro-brasileira, o desenvolvimento no Brasil e o seu papel na sociedade contemporânea;
- Roda de Capoeira: Os capoeiristas têm a chance de participar de rodas de Capoeira regulares, onde aplicam o que aprenderam, interagindo com outros praticantes e vivenciando a energia e a emoção de um ambiente que celebra em grupo a cultura e a competição individual através do jogo;
- Valores e Ética: Transmissão dos valores, princípios éticos e fundamentos da prática da Capoeira, incluindo respeito às tradições, disciplina, camaradagem e humildade;
- Formação: A Capoeira transmite o conhecimento técnico e cultural para formar docentes e Mestres;
- Capacitação: A Capoeira repassa o conhecimento de organização de eventos e desenvolvimento de projetos, prepara os capoeiristas para participarem de jogos, rodas de Capoeira e apresentações culturais nas áreas da música, do teatro e da dança, além de promover e incentivar o crescimento individual e coletivo com responsabilidade social.
Hierarquia Grupo de Capoeira Liberdade
O Grupo de Capoeira Liberdade optou por implementar um sistema de graduação próprio. Reconhecendo o papel crucial da capoeira no resgate histórico da escravidão, um aspecto fundamental para a origem da nossa arte, enfatizando a importância de transmitir esses conhecimentos de forma mais profunda, especialmente nas escolas, onde a capoeira muitas vezes é abordada de maneira superficial. Nosso compromisso está intrinsecamente ligado à prática e ao aprofundamento do conhecimento da capoeira, bem como à organização e ao aprimoramento técnico, visando tornar a capoeira cada vez mais eficaz.
Sistema próprio de graduação
O sistema de graduação próprio integra as ideias que julgamos essenciais para a progressão na capoeira. Isso reflete um compromisso com a integridade da prática da capoeira e a preservação das tradições.
Essa postura é fundamental para garantir que o legado da capoeira seja uma expressão viva da cultura brasileira para as futuras gerações.
As cores das cordas representam simbolicamente a prática e a evolução do aluno, comparando as diferentes fases da história da escravidão e o desenvolvimento da capoeira, desde a captura, os desafios enfrentados durante a travessia no oceano, até a chegada ao continente, as lutas pela libertação e as tentativas para conquistar um espaço social.
A musicalidade é um importante pilar da nossa graduação. Com certeza, uma roda fica bem melhor com um berimbau bem tocado, um canto com axé, um coro pegado e bons instrumentos. Buscamos valorizar a musicalidade, exigindo de cada aluno um conhecimento progressivo conforme sua graduação. Quando isso ocorre, a evolução do aluno torna-se evidente, elevando o potencial esportivo e cultural dos eventos, apresentações e rodas de capoeira.
A história da capoeira é outro fator importante que valorizamos muito, todos os alunos precisam conhecer a história da arte que está praticando, então passamos a cobrar o conhecimento da história da capoeira para o aluno desenvolver a parte teórica, auxiliando na explanação do que é a capoeira e os benefícios que ela proporciona.
Graduação Adultos
Uma característica importante é o papel do aluno dentro do trabalho desenvolvido, considerando a fase em que ele se encontra. Com um propósito evolutivo, julgamos ser pedagógico dividir essas fases em três etapas, tornando clara a função a ser exercida por cada aluno.
I ETAPA: PRONTIDÃO | II ETAPA: EVOLUÇÃO | III ETAPA: INTEGRAÇÃO
I ETAPA: PRONTIDÃO
- Corda Crua
- Corda Azul-Clara
- Corda Azul-Clara/Azul-Marinho
- Corda Azul-Marinho
- Corda Azul-Marinho/Cinza
II ETAPA: EVOLUÇÃO - Corda Cinza
- Corda Cinza/Verde
- Corda Verde
- Corda Verde/Roxa
III ETAPA: INTEGRAÇÃO - Corda Roxa (Instrutor 1ª fase)
- Corda Roxa/Marrom (Instrutor 2ª fase)
- Corda Marrom (Professor 1ª fase)
- Corda Marrom/Vermelha (Professor 2ª fase)
- Corda Vermelha (Mestrando)
- Corda Vermelha/Branca (Mestre)
- Corda Branca (Mestre)
Graduação Infantil
CORDA CRUA | CORDA CRUA E AZUL CLARA | CORDA CRUA E AZUL MARINHO | CORDA CRUA E CINZA | CORDA CRUA E VERDE
Com essas divisões, fica claro o papel de cada um e todos sabem o que devem fazer para melhor representar o grupo e a nossa capoeira.
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